Materais Didáticos

Artigos:



OS DESLOCAMENTOS TEMPORAIS E A APRENDIZAGEM  DA HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoras: MAGDA MADALENA TUMA,MARLENE ROSA CAINELLI e SANDRA REGINA FERREIRA DE OLIVEIRA

RESUMO:
Apresentamos neste artigo a análise da progressão do conhecimento no sentido da complexidade do pensamento histórico,com ênfase nos deslocamentos temporais. Situamos nossa investigação
no processo de entendimento do aluno quanto aos deslocamentos temporais, o que nos aproximou do constituído e/ou em constituição pela criança em termos de pensamento histórico perante a história ensinada.


Visualizar Artigo

____________________


OS SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE HISTÓRIA: A ESPECIFICIDADE DO CONCEITO DE TEMPO


Autora: Marlene Rosa Cainelli


Resumo
Tendo como referência de pesquisa os relatórios de estágio do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, pretendemos, neste artigo, discutir com quais concepções de tempo histórico os estagiários do curso de História trabalham durante a experiência de estágio supervisionado no Ensino Fundamental e no Médio, no período compreendido entre a década de 80 do século XX e o início do século XXI. As análises deram-se a partir da investigação dos planos de aula e dos textos utilizados pelos estagiários em sala de aula com os alunos. Também investigamos como as concepções temporais são apresentadas nas preparações das aulas, tentando verificar qual relação estabelecem com as reformulações curriculares e com as propostas de mudanças do ensino de história a partir da década de 1980, com o objetivo de perceber se as transformações na historiografia e no ensino de história influenciaram a forma como os estagiários trabalharam as noções de tempo durante a experiência do estágio.

Visualizar Artigo

_____________________


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons