Artigos Produzidos

AULA-OFICINA:UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
HISTORICOS EM SALA DE AULA

Ana Paula Anunciação e Amábile Emanuele Augusta Sperandio


RESUMO:

O presente artigo é resultado de uma experiência vivenciada no PIBID  - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o mesmo voltado para o incentivo a docência a alunos de graduação. O programa iniciou-se em 2011 na Universidade Estadual de Londrina, sendo composto por alunos do 2° e 3 ° ano do curso de licenciatura em História. Durante os meses de dezembro de 2011 e abril de 2012, foram desenvolvidas aulas-oficinas ( BARCA,2004 ) em escolas estaduais da cidade de Londrina. A aula-oficina em questão foi desenvolvida na Escola Estadual Doutor Gabriel Carneiro Martins direcionada para alunos do 7° ano, tendo como foco a utilização de diferentes documentos históricos na construção do conhecimento histórico, tendo como tema a escravidão negra no Brasil durante o século XVIII. Ao propor a utilização das diferentes fontes, optamos pelo uso de imagens do pintor francês Jean Baptiste Debret (PRADO,1990), suas obras são consideradas canônicas(SALIBA,1999) no ensino de História, por estarem presentes em todos os livros didaticos de história brasileiro e também por representarem o papel desempenhado pelo escravo negro na sociedade daquele período além de revelar aspectos diversos do cotidiano negro. Ao adentrar o universo das fontes históricas, utilizou-se também músicas de cantores da cultura popular brasileira  tais como Jorge Ben Jor e Clara Nunes, além  de vídeos e cantigas relacionadas a capoeira e a cultura negra. A metodologia desenvolvida procurou discutir junto aos alunos diferentes construções históricas acerca do tema , pautada no uso de fontes distintas que direcionam o aluno para o desenvolvimento do pensamento histórico e a sua importância para a vida.

Palavras Chave: Aula-oficina, Documentos , Escravidão, Ensino de História, Fontes Históricas.

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O USO DE HQ PARA O ENSINO DE CONCEITOS HISTÓRICOS DE SEGUNDA
ORDEM


Anne Isabelle Vituri Berbert e Brayan Lee Thompson  Ávila
 RESUMO:

O tema deste artigo é apresentar os resultados da Aula-Oficina (BARCA, 2004) realizada pelo PIBID História da Universidade Estadual de Londrina,nos ColégiosGabriel Martins e Tsuru Guido e, cuja temática é a utilização de histórias em quadrinhos no ensino de conceitos históricos para alunos do 6º ano. No ensino fundamentalconceitos como "representação" e "fonte histórica" conceitos de segunda ordem (LEE, 2001)não são diretamente trabalhados com os alunos, esses vocábulos são empregados para explicar conceitos substantivos (como "império", "revolução", "república"), mas não são trabalhadas suas definições. Nossa proposta foi trabalhar alguns conceitos de segunda ordem diretamente, utilizando para isso as histórias em quadrinhos de Abert Uderzo e René Goscinny "Asterix e Obelix", de acordo com as pesquisas de LANGER (2006) e NOGUEIRA (2009) a respeito do uso de HQs no ensino de conceitos históricos. A discussão entorno deste tema feita pelos autores supracitados sugere que o uso de historias em quadrinhos mantem a atenção das crianças por mais tempo que outras mídias - como filmes – sendo em nosso entendimento apropriado para o ensino de conceitos de segunda ordem, bem como serve para exemplificar como o contexto de produçãode uma obra influência a forma como os autores abordam o conteúdo expostas pela mesma. Nossa Aula-Oficina incluiu um estudo exploratório e a elaboração por parte dos alunos dehistórias em quadrinhos.

Palavras chaves: Educação Histórica; Conceitos de segunda ordem, História em Quadrinhos, docência, aula- oficina



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A MÚSICA E A DITADURA MILITAR: COMO TRABALHAR COM LETRAS DE MÚSICA ENQUANTO DOCUMENTO HISTÓRICO


Bruno Paviani e Thaisa Lopes


Pretende-se neste artigo apresentar os resultados do trabalho realizado pelo PIBID História da Universidade Estadual de Londrina no Colégio Estadual Tsuro Oguido. Em nossa intervenção, que aconteceu na turma do 9º ano B, trabalhamos com a música enquanto fonte histórica. As músicas escolhidas foram dos compositores Raul Seixas e Zé Ramalho e a banda Legião Urbana. A partir da temática “Ditadura Militar”, a aula-oficina (BARCA, 2004) teve como prioridade trabalhar com as idéias históricas já apresentadas pelos próprios alunos. Para tanto aplicamos um questionário de conhecimentos prévios, uma vez que entendemos que nossos alunos já possuem um determinado conhecimento sobre o tema. Com esse material em mãos, preparamos nossa intervenção em sala de aula. Ao trabalhar com música como documento histórico, levamos em consideração a idade dos alunos, os gêneros musicais ao qual estavam acostumados e o nível de complexidade de discurso a que estão habituados. Ao estudarmos a música enquanto fonte histórica percebemos que essa não serve apenas para diversão direta ou indiretamente, as músicas retratam muito sobre a sociedade em que é produzida e são também instrumentos de crítica.

Palavras chave: educação histórica – música- ditadura militar- fonte histórica


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PARA ALÉM DO LAZER: A UTILIZAÇÃO DE FILME COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA.

Cinthia Torres Aranha e Aline Apolinário Furtunato

RESUMO:

Pretende-se apresentar neste artigo um trabalho desenvolvido com base na idéia de aulas-oficinas (BARCA, 2004.) feita pelo projeto PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) do departamento de história da UEL, no Colégio Estadual Tsuru Oguido em Londrina, Paraná, no 6° Ano B. Trabalhamos com o estudo da História através das fontes em uma abordagem diferenciada do conteúdo tendo como fonte histórica o filme “A Múmia”. Nosso objetivo com a utilização de filmes como documento histórico é desconstruir e questionar certos paradigmas sobre a utilização desse recurso em sala de aula. Tendo em vista que a utilização do cinema como documento histórico vem sendo trabalhado pelo historiador na construção do conhecimento histórico, pretende-se discutir os cuidados com a utilização desse recurso didático como documento no ensino de História, por exemplo, sobre o mundo antigo e a importância em distinguir ficção de “realidade” histórica. O tema utilizado na aula-oficina foi “A Sociedade Egípcia” e através do filme buscou-se trabalhar as questões concernentes ao duo “realidade” /ficção, as visões contemporâneas estereotipadas acerca de outras sociedades do passado e abordar, como um recorte temático, os costumes da sociedade egípcia antiga a partir dos vestígios materiais (pirâmides, pinturas mortuárias, costumes funerários, religião). Utilizou-se como base historiográfica MAGALHAES; ALFACE, 2011; para a abordagem do filme em sala de aula trabalhamos com documentários sobre a sociedade egípcia, livros especializados e textos a respeito do desenvolvimento do trabalho com fontes em sala de aula (LANGER, 2004.)

Palavras-chave: cinema, ensino de história, sociedade egípcia, conhecimento histórico.



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NOVELA EM SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DE “ESCRAVA ISAURA”
(1975-1976) EM UMA PROPOSTA DE AULA-OFICINA.
Henrique Bresciani

RESUMO:

O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma atividade, desenvolvida pelo PIBID/história – UEL, que consistiu em uma intervenção em escolas, nas quais são desenvolvidos os trabalhos do PIBID. Foram realizadas aulas-oficina (BARCA, 2004) levando em consideração uma perspectiva de ensino de História que tem como propósito o desenvolvimento do pensamento histórico (RUSEN, 2001) em detrimento de modelos que se pautam na transmissão de conteúdos, que seriam, em tese, assimilados pelos alunos. Assim, as aulas foram estruturadas tendo em vista a necessidade de trazer documentos históricos para o contexto de sala de aula. Também tentamos estabelecer um diálogo com elementos que envolvem o aluno no presente, partindo do pressuposto de que o ensino de história efetiva-se ao possuir uma utilidade prática para a vida (RUSEN, 2001). Nesse sentido, ao desenvolver a temática da escravidão no Brasil, optamos por utilizar como fonte histórica a novela “Escrava Isaura”, de 1976, enquanto uma linguagem ainda atual, e documentos históricos situados no período abordado pelo seu enredo. A proposta objetivou contrapor as representações construídas sobre a escravidão doméstica, em torno da personagem Isaura, com as fontes históricas do período, visando incentivar uma perspectiva crítica em relação às novelas históricas. As aulas também serviram para proporcionar a reflexão em torno de conceitos históricos de segunda ordem (LEE, 2001), tais como o de fonte histórica e anacronismo.

Palavras-chave: Ensino de História, educação histórica, aula-oficina, escravidão, novela.

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AULA OFICINA: A MÚSICA COMO PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO HISTÓRICO COM OS ALUNOS
Jemima Fernandes Simongini
Marcela Taveira Cordeiro

RESUMO:

Pensar o uso da música como documento histórico em uma proposta didática, é um desafio que os professores encontram em sala de aula. Buscamos através desta experiência contribuir para o exercício do pensamento histórico. A intervenção foi em forma de aula-oficina (BARCA, 2004), sendo parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID-história/UEL, coordenado pela professora Dr. Marlene Cainelli. Em 2011 realizamos um estudo piloto, no Colégio Tsuro Oguido de Londrina- PR com alunos do 9ºAno. A partir desta experiência elaboramos um estudo exploratório que aplicamos em 2012, no mesmo colégio, na turma 9ºAno. Estes estudos permitiram pensar a intervenção realizada em sala de aula. Como fonte para trabalhar o ensino de história escolhemos a música, pois ela permite múltiplas relações com a cultura popular, possibilitando perceber a perspectiva social e histórica em um determinado contexto. Buscando desenvolver uma aula diferenciada trouxemos para a sala de aula músicas do cantor baiano Raul Seixas: pautada por duas razões, A primeira foi como uma tentativa de fugir de figuras estereotipadas da música popular brasileira, quando o assunto se refere ao período da Ditadura Militar, presentes nos livros didáticos como Chico Buarque de Hollanda, Caetano Veloso e Geraldo Vandré e a segunda pelo gênero musical diversificado do cantor Raul Seixas aliado ao fato de que suas letras apresentam críticas sociais a respeito do período.

Palavras-chave: Educação Histórica, Música, Ditadura Militar, Censura, Fontes Históricas.





1 comentários:

Unknown disse...

artigos maravilhosos e de grande relevância para a formação de docentes.

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